O que os últimos 7 anos de empreendedorismo me ensinaram
Hoje a NOALVO completaria sete anos e eu recordei de alguns aprendizados com os erros e acertos, com os artigos escritos e lidos, com as experiências mais recentes. Aqui vai uma humilde lista deles.
3 min readAug 2, 2023
- Empreender é sobre pessoas. Aprenda a lidar com pessoas.
- Empreendedorismo não é receita de bolo. Tem dias que você acorda achando que vai ter sucesso. Tem dias que você acorda com a certeza de que vai falir. Os dias viram semanas, depois meses, depois anos, dependendo do estágio da sua empresa.
- Você pode ter um produto incrível que os clientes queiram. Sem um marketing focado em branding e um networking foda para vendas, você não vai fazer negócios.
- Stack tecnológica é um diferencial competitivo sim. Enquanto o JavaScript for a linguagem de programação da Web, é a stack mais favorável ao negócio que existe.
- Alguns investidores te tratam como mais um ativo na carteira. Outros realmente estão do seu lado e se tornam amigos após o exit.
- A mesma coisa acontece com colaboradores. Alguns nem sabem porque trabalhavam na sua empresa. Outros você terá conhecido tão bem que manterá o contato sempre.
- As pessoas difíceis de trabalhar (clientes, colaboradores e fornecedores) são notados logo no começo. Temer a intuição traz o risco de embarrigar situações desconfortáveis. Livre-se de pessoas ruins o mais rápido possível.
- Empreendedor não é empresário.
- No-code e low-code te trazem respostas e clientes mais rápido do que programar produtos do zero. Às vezes são soluções permanentes. Abandone seu preconceito.
- Entrevista de emprego é baseada em buzzwords e grandes nomes no currículo, e é decidida através de likability. Mesmo as pessoas mais bem preparadas, experientes e comunicativas podem se revelar péssimos profissionais. O mestre Andrew Grove já alertava sobre isso.
- Falando em Andrew Grove, ele é o melhor administrador que existe no planeta. E ninguém estuda ele como Fayol, Ford e Steve Jobs.
- A cultura é tão delicada quanto o branding. Zelar por cada milímetro dela mantém a equipe unida.
- É muito difícil se concentrar nos problemas que entregam valor. Somos muito enganados por desafios atraentes, burocracias promissoras e o estado da arte particular. Saiba encontrar o que traz mais valor para seu negócio e ignore o resto. Não se esconda atrás de desculpas. Defina indicadores de resultado que te contrariem.
- As crises realmente trazem oportunidades à mesa. Não tenha medo de testar nada, nem de reconstruir tudo do zero. Você pode encontrar um tesouro nas crises.
- Serverless é uma arquitetura subsestimada e cheia de preconceitos que te faz economizar milhares de reais. Aprenda a extrair leite de pedra com serverless e nunca abandone com a desculpa de que “agora tem dinheiro”.
- Contrate pessoas maduras pessoalmente e profissionalmente. Elas fazem toda a diferença no negócio. O que os grandes empreendedores falam sobre ter pessoas mais inteligentes do que você é verdade.
- Mas também contrate pessoas novas e inexperientes. Selecione os melhores e os mais dedicados, coloque os seniores junto com os juniores.
- Contrate um bom advogado, que tenha experiência em muitos casos. Na hora de um round de investimento ou exit, eles fazem muita diferença.
- Intraempreendedorismo existe em startup sim. Saiba reconhecer as pessoas que se dedicam e demonstram isso.
- Intraempreendedorismo também existe em empresa grande, mas depende de outros fatores além de talento e dedicação. Depende de relacionamentos, visibilidade e muita tolerância.
- Você só reconhece seus erros como empregado quando se torna o empregador.
- Você só reconhece seus erros como empregador quando volta a ser o empregado.